segunda-feira, 29 de abril de 2024

Prefeito de Russas Recebe o Prêmio Selo GovTech 2024

 O Prefeito Sávio Gurgel participou hoje, em São Paulo, da 2ª edição do Connected Smart Cities GovTech 2024, evento pioneiro em tecnologia e soluções digitais para o setor público. Neste importante encontro, representantes de governos e empresas discutiram soluções digitais e compartilharam os resultados obtidos em suas respectivas cidades.





Russas foi agraciada com o prestigiado Selo Bronze CSC GovTech 2024, em reconhecimento às suas práticas inovadoras na gestão pública, especialmente no painel sobre acessibilidade, inclusão e cidadania digital. Destacamos iniciativas como o programa Russas Digital, que oferece serviços públicos online, o projeto Chá Tecnológico, promovendo inclusão digital para pessoas da melhor idade, além do apoio às startups por meio dos projetos Bolsa Startup e LikLab.


O prefeito Sávio Gurgel destacou o compromisso de sua gestão em mais uma premiação recebida:


"Nosso compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para proporcionar uma cidade cada vez mais eficiente e inclusiva para todos os cidadãos russanos. Estamos empenhados em viabilizar novas tecnologias e serviços públicos que promovam a inclusão e o bem-estar de nossa comunidade."


Fonte: ASCOM PMR

terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura abre inscrições para o sorteio da Festa das Mães 2024

 O evento acontecerá dia 09 de maio, a partir das 19h, na Praça do Estudante.





A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), realizará no dia 09 de maio, às 19h, a Tradicional Festa das Mães, que tem como finalidade homenagear e garantir momentos de lazer e alegria para as mamães russanas. 


O evento acontecerá na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante) e contará com uma programação especial composta por apresentações culturais, atração musical e ainda o sorteio de vários brindes (01 moto 0Km, 01 TV, 01 fogão, 01 geladeira, 01 micro-ondas, entre outros). 


A exemplo do ano passado, não serão entregues convites impressos e as inscrições para o sorteio serão realizadas somente de forma online, exclusivamente no site oficial do Município. Ressaltamos que, para prevenir algum eventual problema, não realize sua inscrição mediante envio de links por outras fontes, mas somente pelo site do Município. 


As inscrições já estão abertas e se encerrarão às 12h do dia 09 de maio. Para se inscrever, clique no link disponível abaixo da matéria e siga o passa a passo. 


Não perca a oportunidade de concorrer a prêmios incríveis e celebrar o Dia das Mães em grande estilo. Inscreva-se agora e participe! Confira as regras do Sorteio do Dia das Mães 2024:


1. Elegibilidade: O sorteio está aberto para todas as mães residentes no município de Russas, que se inscreverem no período determinado.

2. Inscrições: As inscrições para o sorteio serão realizadas exclusivamente pela internet, através de um formulário disponível no site oficial da prefeitura de Russas: russas.ce.gov.br

3. Prazo para inscrições: O prazo para as inscrições será até às 12h do dia 09 de maio de 2024.

4. Limite de inscrições: Cada pessoa poderá se inscrever apenas uma vez. Será aceito apenas uma (01) inscrição por CPF.

5. Prêmios: Os prêmios serão sorteados entre todas as inscritas e incluem (01 moto 0Km, 01 TV, 01 fogão, 01 geladeira, 01 micro-ondas, entre outros).

6. Data e hora do sorteio: O sorteio será realizado no dia 09 de maio de 2024, às 19h, na Tradicional Festa das Mães, que acontecerá na Praça do Estudante.

7. Anúncio das ganhadoras: As ganhadoras serão anunciadas publicamente na Tradicional Festa das Mães.

8. Prazo para retirada dos prêmios: A premiação será entregue imediatamente no momento do sorteio.

9. Podem fazer a retirada: As ganhadoras, que deverão estar presentes no dia e horário do sorteio PORTANDO DOCUMENTO COM FOTO, ou um parente de primeiro grau portando o documento da ganhadora.  Caso contrário, o prêmio será considerado como desistido e acontecerá um novo sorteio.

10. Responsabilidades: A organização do sorteio não se responsabiliza por inscrições perdidas, atrasadas ou incompletas, bem como por quaisquer danos ou prejuízos que possam ocorrer durante o processo de inscrição, sorteio ou entrega dos prêmios.


Links


INSCRIÇÕES PARA O SORTEIO (FESTA DAS MÃES 2024)


Fonte: PMR

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Prefeitura reúne candidatos a beneficiários pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida-Rural

 A Prefeitura de Russas realizou na manhã de hoje (22), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), uma reunião com os candidatos beneficiários pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida-Rural. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e fazer a triagem da documentação desses beneficiários.  O momento foi mediado pela Associação Comunitária Cruzeiro, entidade responsável pelo cadastramento e realização desta etapa do Programa.

 




Durante a reunião, o representante técnico da Associação Cruzeiro, Helcio, e a Procuradora do Município, Ticiana Sampaio, esclareceram as dúvidas e iniciaram mais uma etapa necessária para a entrega futura das residências rurais conquistadas pelo município. 


O próximo passo é o envio de toda a documentação dos candidatos a beneficiários para a caixa econômica federal para a efetivação dos cadastros. 


O município de Russas foi contemplado com 50 casas do MCMV Rural e o processo passa por várias etapas exigidas pelo Ministério das Cidades. 


Para ter direito, o beneficiário precisa estar cadastrado no CADÚnico, se enquadrar aos critérios da Caixa Econômica, morar na comunidade há pelo menos 05 anos e estar ativo na Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Pessoas em situação de vulnerabilidade social ou que residam em casas de taipa ou residências muito antigas que não ofereçam condições dignas de habitação e com risco a vida, têm prioridade no Programa.  


Vale destacar que desde abril de 2023 a Associação Cruzeiro visitou as pessoas aptas, cadastradas nos programas sociais, realizando vistorias, registros fotográficos e triagem de documentos para a comprovação. 


O Programa Minha Casa, Minha Vida — Rural (MCMV-Rural) é uma das linhas de atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, criado pela Medida Provisória n° 1.162 de 14 de fevereiro de 2023.


Fonte: PMR

Família de sobrinha que levou tio morto a banco defende mulher: 'Grande mal-entendido'

 Erika de Souza foi presa após levar o parente, de 68 anos, a uma agência bancária para sacar um empréstimo. Porém, a morte dele foi constatada no local.




Erika de Souza Vieira Nunes, 42 anos, foi presa ao ser flagrada levando o corpo do tio, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68, a uma agência bancária para tentar sacar um empréstimo de R$ 17 mil no nome dele, em Bangu, na cidade do Rio de Janeiro. A mulher foi indiciada pelos crimes de tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio a cadáver. Familiares dela e do idoso afirmam que caso seria um "mal-entendido"

"Gostaria que as pessoas fossem mais sensíveis com essa situação que estamos vivendo. Estamos enfrentando a perda do nosso tio e esse grande mal-entendido com a nossa mãe." Lucas Nunes dos Santos - Filho de Erika


Em entrevista ao Fantástico, exibida nesse domingo (21), parentes detalharam que o homem morava com a mulher, e outros três filhos dela, há cerca de 15 anos. O idoso tem irmãos, mas eles morariam em outras cidades. "Ele não teve filho, ele nunca se casou. Teve, sim, companheiras, mas família foi essa [da Erika] que acolheu ele e [com quem] ele viveu por bastante tempo", detalhou a tia dos dois, Ana Fátima Vieira.


Testemunhas relataram à Polícia que Paulo Roberto chegou ao shopping vivo, por volta das 12h50, da última terça-feira (16). Em depoimento, Erika disse que só percebeu que ele estava morto quando funcionários do banco prestaram socorro a ele, por volta das 14h, após constatarem que algo poderia estar errado com o cliente.


Em novas imagens dos últimos momentos dele, capturadas por câmeras de segurança e divulgadas pelo programa, é possível observar que, enquanto segurava a cabeça do tio, a sobrinha chegou a conversar com o homem várias vezes. Na gravação, o idoso não mostra sinais de resposta durante as interações.


Para a advogada de defesa da suspeita, Ana Carla de Souza Correa, inicialmente, a cliente não conseguia acreditar que o familiar estava morto.


"A defesa técnica entende, até depois de algumas conversas com a senhora Erika, de que realmente ela não aceitou [a morte dele]. É a questão da negação de que ele poderia realmente está desfalecido, morto, naquele momento. Até porque ela conversa com ele." Ana Carla de Souza Correa - Advogada de Erika


Já para o delegado da Polícia Civil, Fábio Souza, a mulher sabia que o tio não estava vivo e agiu mal intencionada. A corporação investigada se há outros empréstimos no nome do idoso.


"Ela sabia que ele estava morto. Porque desde a hora do shopping, como eu disse, a cabeça dele está solta, a partir daí ele não dar mais sinais nenhum. Então, ela passou horas fazendo aquilo. E o que dá mais certeza ainda é a simulação dela de estar conversando com ele, de fazer com que os outros acreditem com que ele estava vivo, mesmo ela não tendo qualquer tipo de resposta dele", argumenta.


Segundo o filho da mulher, ela sofre de transtornos psiquiátricos, tem alucinações e toma remédios. Em laudos entregues pelos parentes, dois psiquiatras indicam que Erika deveria ser internada. O primeiro, de 2022, argumenta que a paciente sofre de dependência em sedativos, tem quadro de depressão, pensamentos suicidas e alucinações auditivas. O outro, de 2023, também afirma que ela tem dependência em sedativos, além de hipnóticos.


Minha mãe criou seis filhos. Ela nunca precisou roubar, não precisou enganar ninguém para criar os seis filhos dela. A minha mãe encaminhou seis filhos nessa vida, e encaminhou muito bem, no caminho do estudo, no caminho do que é correto." Lucas Nunes dos Santos - Filho de Erika

 

"Uma pessoa que tem problemas psiquiátricos pode não entender que o tio está morto, mas certamente ela não vai entender que tinha que pegar o dinheiro. Uma pessoa não pode ter uma consciência seletiva", argumenta o delegado Fábio Souza.


O caso mal começou e já está se tendo uma punição anterior a uma decisão de uma sentença. Ou seja, já está sendo punida antes mesmo de ser condenada, se é se vai ser condenada. Ana Carla de Souza Correa - Advogada de Erika

  

A morte do idoso foi constatada por volta das 15h20, e o laudo do Instituto Médico Legal (IML), concluído na noite da última quarta (17), aponta que o óbito ocorreu entre 11h30 e 14h30 da terça, por broncoaspiração de conteúdo estomacal e falência cardíaca.


DINHEIRO SERIA PARA REFORMA DE GARAGEM


Durante os 15 anos que morava com a família da sobrinha, a saúde de Paulo Roberto teria se debilitado, apresentando dificuldade e locomoção, sendo necessário deixá-lo boa parte do dia em uma garagem no térreo da residência — onde havia uma cama simples, um vazo sanitário e outros poucos móveis. 


"Ele [Paulo Roberto] era motorista de ônibus. Uma excelente pessoa, porém, tinha essa dificuldade na relação com álcool", acrescentou o irmão de Erika, Jairo Barbosa Nunes Júnior.


Sem piso no chão e revestimento nas paredes, os R$ 17 mil provenientes do empréstimo seriam usados para reformar o local e comprar móveis, além de uma cadeira de rodas, para o idoso, segundo os familiares. Eles também apresentaram um documento que indica que a entrada no crédito teria sido realizada em março. 


O CASO


Na última terça-feira (16), Erika levou o tio, Paulo Roberto Braga, 68 anos, a uma agência bancária para tentar liberar um empréstimo de R$ 17 mil em nome do idoso. No entanto, funcionárias notaram que o homem não estava responsivo.


Paulo Roberto foi enterrado neste sábado (4) no Rio de Janeiro. A partir de um benefício da Prefeitura da cidade, voltado a pessoas que alegam não ter condições financeiras de arcar com os custos do processo, o sepultamento foi gratuito.


A defesa de Erika afirma que o caso é consequência de um “surto de um efeito colateral”, uma vez que ela, segundo a advogada, tem depressão e toma remédios controlados. O pedido de liberdade condicional da mulher alega que ela tem uma filha que necessita de cuidados especiais.


Fonte: DN

sábado, 13 de abril de 2024

Como funciona o Domo de Ferro, arma de Israel para se proteger dos ataques do Irã

 Sistema antimísseis será parte da defesa israelense aos ataques com drones iranianos, lançados contra o país neste sábado.




Em meio ao anúncio de que o Irã lançou uma série de mísseis e drones contra Israel, em retaliação ao ataque sofrido em 1 de abril, os israelenses se preparam para se defender, considerando que as aeronaves não tripuladas devem levar algumas horas para chegar a seu território.

Uma arma importante do exército israelense será o sistema antimísseis Domo de Ferro, desenvolvido pelos Estados Unidos para proteger Israel de ataques de inimigos na região, como o grupo terrorista Hamas. O sistema tem capacidade para derrubar foguetes e mísseis de curto alcance.

O ataque do Irã também foi confirmado pelos Estados Unidos, que prometeram enviar auxílio ao país.


Como funciona o Domo de Ferro?



Sistema antimíssil

Domo de Ferro é usado para proteger Israel de ataques aéreos.



Criado pelas empresas israelenses Rafael Advanced Defense Systems e Israel Aerospace Industries, com apoio técnico e financeiro dos Estados Unidos, o Domo de Ferro foi criado em 2011 com dois sistemas separados, conhecidos como a Flecha e a Funda de David, desenhados para ataques de médio e longo alcance.

O Iron Dome, como é chamado em inglês, possui interceptadores que são disparados de unidades móveis ou estáticas, projetados para explodir os foguetes no ar. Segundo o governo de Israel, o nível de eficácia é de 90%. O sistema consegue prever ainda se o foguete inimigo tem uma trajetória com risco de atingir uma área povoada ou alvos de infraestrutura.


Apesar do financiamento inicial do projeto ter sido bancado por Israel, o governo americano autorizou duas rodadas de verbas para aprimorar o Domo de Ferro, em 2010 e em 2013, num valor que soma quase US$ 900 milhões. Cada bateria antiaérea custa US$ 50 milhões e os projéteis que destroem os foguetes são avaliados em US$ 80 mil.


Críticos ao projeto, afirmam que ele pode prolongar o conflito de Israel com seus vizinhos, em especial os palestinos, já que o Domo de Ferro ajudaria o país a postergar ações efetivas que evitem os conflitos. Defensores do sistema dizem que ele evitou que Israel enviasse tropas para Gaza, por exemplo, em diversas oportunidades, além de ser relativamente barato./ COM WASHINGTON POST, AP, NYT


Fonte: O Estadão

quarta-feira, 10 de abril de 2024

RUSSAS: Ex-secretário de infraestrutura, Guilherme Cordeiro surge como favorito à vice de Sávio Gurgel

 Restando 6 meses para as Eleições 2024, como de costume os bastidores da política estão movimentados. Na semana passada as lideranças voltaram as atenções para a janela partidária que se encerrou no dia 5 de abril, prazo também para quê secretários e outros ocupantes de cargos públicos se afastem das funções para que possam concorrer ao pleito.





Foi o que fez o até então, secretário de Infraestrutura Guilherme Cordeiro, que ocupava a pasta desde o primeiro dia da gestão Sávio Gurgel. A infraestrutura foi “carro forte” neste mandado, com investimentos milionários em estradas, drenagens e pavimentação, o que credenciou o secretário de grande confiança do Prefeito Sávio, para ser cotado a compor a chapa como vice nas próximas eleições.


Conta a favor de Guilherme Cordeiro o forte carisma e o bom diálogo dentro da administração, qualidades também vistas com destaque no prefeito Sávio Gurgel,  assim como a continuidade da renovação política no município, além da competência apresentada nesta gestão.


Guilherme se filou ao PDT, antigo partido do prefeito Sávio, e que compõe a sua base de apoio.


Muitas conversas ainda iram acontecer, uma ala do PT de Russas pleiteia apoio à Sávio na condição de apontar a vice, enquanto outra ala é oposição ao prefeito.


Segundo informações de bastidores, os bons números em pesquisas recentes tem dado condição ao prefeito Sávio de colocar “as cartas na mesa” e tranquilidade para não se submeter a alianças que lhe custem altos cargos dentro da gestão.


Fonte: TV RUSSAS

terça-feira, 9 de abril de 2024

Saiba como foram os primeiros dias dos fugitivos de Mossoró na prisão

 Protagonistas da fuga histórica de uma penitenciária federal devem ficar em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) por ao menos 15 dias.




De volta ao Sistema Penitenciário Federal (SPF) desde a última sexta-feira (5/4), os fugitivos Rogério da Silva Mendonça (foto em destaque) e Deibson Cabral Nascimento estão totalmente sem contato entre si e alocados em pavilhões diferentes, acomodados em celas reformadas da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Algumas instalações, como luminárias e saídas de ar, tiveram as estruturas reforçadas.


Os protagonistas da fuga histórica de uma penitenciária federal devem ficar em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) por ao menos 15 dias.

Dessa forma, eles não terão contato com os demais internos, e o banho de sol será na própria cela. Fontes ouvidas pela coluna Na Mira informaram que Rogério e Deibson “não apresentaram alteração” em relação às novas regras e demonstram bom comportamento.

 Além disso, a penitenciária de Mossoró está com poucos presos, o que facilita o monitoramento dos internos e aumenta a segurança na área, que ainda passa por obras.


“Pisão na cabeça”

Durante audiência de custódia na última sexta-feira (5/4), na Penitenciária Federal de Mossoró, Rogério e Deibson afirmaram que foram agredidos com “pisão na cabeça e chute nas costas” no decorrer da operação policial que resultou na recaptura dos fugitivos. A audiência foi acompanhada por representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU).


A operação, coordenada pelas polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), ocorreu na tarde de quinta-feira (4/4), em Marabá, no Pará. Na ocasião, os criminosos estavam com munições e fuzis – os quais chegaram a ser apontados na direção de agentes da PF.

Classificados como “pistoleiros do Comando Vermelho”, Rogério e Deibson ostentam vasta ficha criminal, com registros de tráfico de drogas, homicídio, roubo, latrocínio – roubo seguido de morte – e assaltos.

Ambos participaram de rebelião sangrenta na penitenciária estadual do Acre, em julho de 2023. Durante a ação, cinco detentos foram executados, com requintes de crueldade, decapitações e esquartejamentos.


Fonte: Metrópoles


quinta-feira, 4 de abril de 2024

Após 50 dias, PF e PRF recapturam no Pará foragidos da penitenciária federal de Mossoró

A Polícia Federal informou nesta quinta-feira (4) que recapturou, em Marabá (PA), os dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.


Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, tinham fugido do presídio no dia 14 de fevereiro – foram 50 dias até a recaptura.



 

“Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento”, informou a PF em nota oficial.

Marabá, no Sudeste do Pará, fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró.
Um trajeto em “linha reta” passaria por pelo menos cinco estados: além de Pará e Rio Grande do Norte, também por Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender do trajeto, pelo Norte do Tocantins.

Os suspeitos foram presos na ponte que atravessa o Rio Tocantins. A abordagem ocorreu neste local para evitar a fuga pelo rio.

Investigadores informaram à TV Globo que a dupla deve ser devolvida a Mossoró – e que essa transferência seria uma “questão de honra” para o Ministério da Justiça, que coordena o sistema penitenciário federal.

Fonte: G1