A jovem afirma que é "virgem" e que "só vai liberar para o noivo após o casamento".
segunda-feira, 31 de maio de 2021
Fato ou Fake? Vacina contra a gripe engravida jovem no Maranhão e assusta população
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Ministério da Saúde autoriza vacinação de pessoas acima de 18 anos em todo o Brasil
Estados e municípios podem começar a imunizar pessoas de 18 a 59 anos em paralelo à vacinação dos grupos prioritários.
O Ministério da Saúde autorizou o início da vacinação contra a Covid-19 para adultos, de 18 a 59 anos, de grupos não prioritários no Brasil e delimitou a ordem de prioridade para imunização de trabalhadores da Educação. As definições foram divulgadas em nota técnica nesta sexta (28).
Segundo informações agora inclusas no Plano Nacional de Imunização, professores de creches e pré-escolas serão os primeiros da fila para aplicação de doses da vacina. E os da educação superior serão os últimos na escala de prioridade.
Segundo confirmação da assessoria do Ministério da Saúde ao portal G1, não só os professores devem ser vacinados. Responsáveis pela limpeza, portaria ou manutenção, por exemplo, também se enquadram nos requisitos para recebimento de vacina.
POPULAÇÃO GERAL
A nota técnica do Ministério libera, ainda, a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, com a aplicação seguindo ordem decrescente de idade em todo o Brasil.
A atualização significa que a imunização dos grupos não prioritários em solo brasileiro ocorrerá simultaneamente à vacinação dos prioritários após os professores.
Até o momento, os profissionais da Educação estão no 18º e 19º grupos prioritários da imunização. A informação é a mais recente no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19.
Ainda conforme a nota, a vacinação de trabalhadores da Educação e da população geral pode ser antecipada porque diversos estados e municípios têm relatado pouca demanda em alguns grupos prioritários do plano.
ORDEM DE VACINAÇÃO NA EDUCAÇÃO
A nota do Ministério justifica a ordem estipulada entre os profissionais da Educação. "As creches e escolas contribuem não apenas para a educação, mas também para a segurança alimentar das crianças, cumprindo ainda outras atribuições sociais importantes", diz a pasta.
CONFIRA A ORDEM DE VACINAÇÃO DOS PROFESSORES CONTRA A COVID-19:
Creches
Pré-escolas
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino profissionalizante
Educação de jovens e adultos (EJA)
Ensino superior
SEQUÊNCIA DA VACINAÇÃO
Enquanto isso, as doses continuarão sendo enviadas pelo Ministério seguindo as atribuições concedidas no PNO. Como a inoculação de doses já está ocorrendo, as prioridades seguem ativas.
Confira a ordem:
pessoas com comorbidades, além de gestantes e puérperas (grupo 14);
pessoas com deficiência permanente (18 a 59 anos) sem cadastro no BPC (grupo 15);
pessoas em situação de rua (18 a 59 anos, grupo 16);
funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade (grupo 17).
Pessoas de 18 a 59 anos estarão aptas ao recebimento de imunizantes em paralelo aos grupos prioritários, que também devem seguir em atendimento. São eles:
grupo 20: forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
grupo 21: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
grupo 22: trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
grupo 23: profissionais de transporte aéreo
grupo 24: profissionais de transporte aquaviário
grupo 25: caminhoneiros
grupo 26: trabalhadores portuários
grupo 27: trabalhadores industriais
grupo 28: trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
ESCOLHA COM AUTONOMIA
A nota do Ministério ressalta que estados e municípios continuam com autonomia para seguir a estratégia de vacinação.
"A estratégia organizacional das ações de vacinação é de responsabilidade das três esferas de gestão do SUS", diz o documento. Exatamente por isso outras cidades do País, como Salvador e Aracaju, por exemplo, já iniciaram a vacinação por idade. E o Rio de Janeiro anunciou que começa na segunda-feira (31) a vacinar pessoas a partir de 59 anos.
Fonte: DN
quarta-feira, 26 de maio de 2021
Prefeitura inicia entrega de kits alimentícios na próxima segunda-feira (31)
A prefeitura de Russas, através da Secretaria de Educação, iniciará no dia 31 de maio a entrega de Kits de alimentação escolar para alunos da rede pública do município. O objetivo é garantir o direito à alimentação diante do momento de pandemia.
São 12.040 kits que chegarão à mesa das famílias dos alunos das escolas públicas do município. A distribuição será realizada pelas unidades escolares de forma agendada, para que não haja aglomeração, seguindo todos os protocolos de segurança. Consulte os dias da entrega por escola no link abaixo: CRONOGRAMA DA ENTREGA DOS KITS – 2021 – MAIO
Orientações
Para evitar aglomerações, os pais devem comparecer à Escola somente no horário agendado, portando RG ou CPF. Para o recebimento do kit, cada família deve ser representada por apenas uma pessoa, que não esteja no grupo de risco de contaminação.
O pai ou responsável que possui mais de um filho(a) matriculado na escola, pode receber todos os kits de uma só vez, no horário de entregada turma do(a) filho(a) mais novo(a).
Quem não puder comparecer à Escola no horário agendado, deve aguardar a nova chamada de entrega.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Russas
segunda-feira, 24 de maio de 2021
SEINFRA segue com limpeza no centro e recuperação de ruas em bairros da sede
A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEINFRA) segue, durante esta semana, o trabalho de roçagem, limpeza espaços público e recuperação de estradas. Nesta segunda-feira (24) estão sendo feitas ações nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Planalto e Catumbela, além de ações no centro.
No centro da cidade o município recebeu o trabalho da Seinfra para realizar a roçagem às margens do Riacho Araibu. A ação conta com suporte de maquinário como trator específico para esse trabalho. O centro também recebeu capinagem ao redor de prédios públicos, como em volta do Fórum.
No bairro Planalto a Seinfra realizou a operação ‘Tapa Buraco’, com a recuperação asfáltica em trechos da Avenida Governador Raul Barbosa. No bairro Nossa Senhora de Fátima a recuperação das ruas foi feita com piçarramento. No bairro Catumbela, a ação também foi realizada com o trator roçadeira.
Fonte: ASCOM PREFEITURA DE RUSSAS
sábado, 22 de maio de 2021
Cresce número de cidades em risco 'altíssimo' para transmissão da Covid no Ceará
Na última segunda (17), o Estado somava 172 cidades na classificação de nível 4. Neste sábado (22), número avançou para 182.
Mesmo após uma breve melhora, o risco de transmissão da Covid-19 nos municípios cearenses voltou a piorar. Neste sábado (22), 182 das 184 cidades - o equivalente a 98,91% do total - estão classificadas no nível 4, de alerta 'altíssimo' para transmissão da doença.
Os dados são referentes às semanas epidemiológicas 18 e 19, que compreendem os dias 2 a 15 de maio, conforme a plataforma IntegraSUS, atualizada diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Há menos de uma semana, no entanto, o total de cidades no risco máximo de alerta era de 172, ou seja, 10 a menos. O número foi o menor registrado em um mês, conforme o Diário do Nordeste publicou, na última segunda-feira (17).
TODO O CEARÁ EM RISCO 'ALTO' OU 'ALTÍSSIMO'
Dentre todos os municípios cearenses, apenas Catarina e Pacatuba estão classificadas no nível 3, de risco 'alto' para transmissão do coronavírus. Portanto, nenhuma das cidades está no nível 1, de risco 'baixo'; ou no nível 2, de risco 'moderado' de alerta para a doença.
Esses indicadores são medidos a partir de um cruzamento de dados tais como as taxas de ocupação de leitos, de letalidade do vírus e do percentual de testes de Covid-19 positivados em cada região.
DIA DAS MÃES JÁ PODE REFLETIR NA PIORA
Infectologista e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Façanha avalia que o Dia das Mães, comemorado no último dia 9 de maio, pode ter contribuído para a piora do cenário de transmissão no Ceará.
A ocasião, lembra a especialista, é propícia para que familiares se encontrem e se mantenham mais próximos, normalmente mais relaxados, sem tomar as precauções necessárias como o uso da máscara.
Ela atenta que o alerta está diretamente relacionado à transmissão do vírus. E o relaxamento das medidas mais restritivas, adotadas anteriormente em todo o Estado, tende a elevar o nível dessa transmissibilidade.
"Se há mais exposição, há mais transmissão. E, uma vez que a gente não tem vacina ainda [para todos], essa transmissão vai depender da quantidade de contato que as pessoas têm. Isso significa que, se a gente está há menos de um metro da pessoa, sem máscara ou nenhuma proteção de barreira, a tendência é a transmissão aumentar".
De acordo com a infectologista, mesmo com uma possível retração no número de cidades em alerta máximo, ainda não é possível relaxar.
"A sensação de que está diminuindo [o risco de transmissão] não pode dar a falsa segurança que você pode baixar a guarda em termos de não se proteger. Relaxar o lockdown ou diminuir a transmissão em determinados lugares não é definitivo. A transmissão diminui quando a população toma os cuidados necessários de combate ao coronavírus", explica.
VEJA AS CLASSIFICAÇÕES DE RISCO
Novo Normal: Taxa de ocupação dos leitos menor que 70%; taxa de letalidade menor que 1%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 menor que 25%;
Moderado: Taxa de ocupação dos leitos entre 70% e 80%; taxa de letalidade entre 1% e 2%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%;
Alto: Taxa de ocupação dos leitos entre 80,1% e 95%; taxa de letalidade entre 2% e 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 50% e 75%;
Altíssimo: Taxa de ocupação dos leitos maior que 95%; taxa de letalidade maior que 3%; percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 maior que 75%.
COVID NO CEARÁ
A Sesa contabilizou, até sexta-feira (21), 762.353 casos confirmados de Covid-19 no Ceará, com 19.766 óbitos pela doença, sendo 10 registrados nas últimas 24 horas anteriores à publicação do IntegraSUS.
Há ainda, 102.913 casos em investigação e 530.130 casos recuperados. A taxa de letalidade no Estado é de 2,6%.
Fonte: DN
sexta-feira, 21 de maio de 2021
SEINFRA inicia serviços de limpeza de roçagem em vários pontos do município
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos (SEINFRA) iniciou nesta quinta-feira (20), os serviços de limpeza de roçagem em diversos pontos do município. A ação faz parte da força tarefa para combater os focos do mosquito aedes aegypti, causador de várias doenças.
A operação de limpeza conta com 05 (cinco) tratores roçadeiras e 15 (quinze) máquinas roçadeiras, em atividade movida pelo setor de Limpeza Pública e Máquinas Pesadas.
O Secretário ressalta que, no dia 18 de maio, a gestão municipal publicou o Decreto nº 67/2021, que define que a limpeza de terrenos baldios e edificações com obras inacabadas, devem ser realizadas pelos seus proprietários. “Em um momento em que o município registra vários casos de dengue, chikungunya e zika, mais do que nunca precisamos que a população faça a sua parte e que mantenha esses imóveis em boas condições de limpeza para evitarmos mais focos do mosquito”, enfatizou Guilherme.
Após o serviço de limpeza concluir os trabalhos na sede do município, a ação seguirá para os Distritos. Para mais informações sobre o Decreto nº 67/2021 e o edital de notificação para os proprietários de terrenos baldios e edificações com obras inacabadas, clique nos links abaixo:
EDITAL DE NOTIFICAÇÃO Nº 001_2021 LIMPEZA
ASCOM/Blog Vale em Notícia
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Prefeitura de Russas intensifica ações de combate à dengue em todo o Município
Com o aumento considerável dos casos notificados da dengue no Município, a Prefeitura de Russas, por meio do Núcleo de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, causador das arboviroses (Dengue, Zika, e chikungunya).
Entre as ações, vale destacar, o retorno da entrada dos agentes de endemias nas residências, a visita desses profissionais vem garantindo a identificação e eliminação de focos, além de promover também um trabalho educativo de prevenção e combate ao mosquito.
Há aproximadamente um ano e dois meses, por medida sanitária de prevenção a Covid-19, havia sido suspensa a entrada dos agentes nas residências. Com o retorno das atividades, estão sendo detectados muitos focos do mosquito, certificando a necessidade e importância dessa ação no combate ao Aedes.
Outra importante ação desenvolvida pelo Município no combate ao Mosquito, é o fumacê por meio de Bomba Costal, que vem sendo realizado nas comunidades e bairros onde são confirmados por exames laboratoriais, casos positivos da Dengue.
Devido ao aumento do número de casos suspeitos e confirmados da doença, em diferentes áreas do Município, a Secretaria de Saúde, está solicitando a operação do carro fumacê, junto a Secretaria de Saúde do Estado.
O coordenador das endemias, Jairo Dantas explicou que a ação do fumacê é importante, pois elimina a população do mosquito na fase adulta, mas o primordial no combate à dengue é a realização do trabalho preventivo de identificação e eliminação dos criadouros e focos do mosquito.
Outra inciativa importante promovida pela Prefeitura, é a formação das brigadas de Combate ao Aedes, que estão sendo instituídas em todos os setores públicos do Município. A Brigada é um grupo organizado de pessoas, capacitado para atuar numa área previamente estabelecida, de forma a diminuir os riscos de transmissão de dengue, eliminando recipientes ou locais que, potencialmente, possam favorecer a proliferação do vetor.
Esta é uma luta de todos. Torne-se parceiro, faça sua parte, vistorie sua casa, seu quintal e adote as medidas adequadas de combate e prevenção. Lembre-se! A dengue mata e para combater, o melhor remédio é prevenir.
Fonte: ASCOM PREFEITURA DE RUSSAS
segunda-feira, 17 de maio de 2021
Jornal Alerta Geral, na FM 98.5, em Russas, terá, a partir desta 2ª, o comando de Raquel Tavares
Os ouvintes da Rádio FM 98.5, emissora do Sistema Ceará Agora de Comunicação que transmite a programação em parceria com a Rede Somzoom Sat, terão, a partir desta segunda-feira (17), ao meio dia, a locutora Raquel Tavares no comando do Jornal Alerta Geral. É a primeira vez que uma voz feminina comanda o jornalismo na emissora que cobre os Municípios do Vale do Jaguaribe.
Confira a áudio da estreia de Raquel Tavares na 98.5 FM de Russas.
Com passagem por outras emissoras de rádio da região jaguaribana, onde, também, apresentou programa jornalístico, Raquel diz que, no Alerta Geral, os ouvintes receberão as notícias que tem importância no dia a dia da população e levará às autoridades públicas as queixas das comunidades sobre problemas que podem ser solucionados pelo Governo Municipal ou Governo Estadual.
O Jornal Alerta Geral, 2ª edição, começa ao meio dia e, ao lado de Raquel Tavares, estará nos estúdios da FM 98.5 o experiente radialista Carlos Silva.
Raquel será, também, a voz feminina do Vale do Jaguaribe no Jornal Alerta Geral que é gerado, a partir da Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão, entre 7 e 8 horas da manhã, para outras 24 emissoras no Interior do Ceará. O Alerta Geral, sob o comando do jornalista Luzenor de Oliveira, está, também, nas redes sociais do Ceará Agora.
Fonte: Ceará Agora
sexta-feira, 14 de maio de 2021
Russas adota “Pode Falar”, canal de ajuda em saúde mental para pessoas de 13 a 24 anos
A cidade de Russas adotou a plataforma “Pode Falar”, um canal de diálogo gratuito, de parceria da UNICEF com outras instituições, que tem por finalidade dar suporte em saúde mental a jovens de 13 a 24 anos.
No Município, o trabalho é desenvolvido pela Secretaria da Educação e do Desporto Escolar, em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). As ações de socialização do serviço acontece por meio da rede escolar.
O acesso ao canal é feito por meio do site www.podefalar.org.br, onde é possível encontrar orientações voltadas à saúde mental, com conteúdos confiáveis sobre como se ajudar e ajudar outras pessoas, depoimentos de adolescentes que conseguiram superar situações difíceis e ainda um espaço de acolhimento com pessoas especializadas para ouvir adolescentes e jovens.
É importante destacar que o “Pode Falar” é um lugar de acolhimento onde cada fala é única e de fundamental importância. O serviço é gratuito e sigiloso.
O “Pode Falar” chega em um momento muito oportuno, visto que, essa situação de crise sanitária causada pela pandemia, interfere diretamente no cotidiano de jovens e adolescentes, causando incertezas e abalos a saúde mental. E esse espaço torna-se de fundamental importância para acolher e orientar a juventude a superar suas angústias.
Fonte: ASCOM PREFEITURA DE RUSSAS
quarta-feira, 12 de maio de 2021
"Reforma do mercado de Russas vai sair do papel" diz Deputado.
O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) recebeu na Última terça-feira (11/05) o prefeito de Russas, Sávio Gurgel em Brasília para tratar de investimentos para o Município.
Na pauta, investimentos para área da saúde e infraestrutura. O deputado federal confirmou que a tão sonhada reforma do mercado vai sair do papel, além de investimentos em pavimentação asfáltica e pavimentação em pedra tosca estão nas prioridades do prefeito Sávio Gurgel. Em suas redes sociais, Júnior Mano registrou o encontro: "juntos vamos fazer mais e melhor por toda a população do Município."
O prefeito de Russas que no último dia 7 de maio recebeu no município uma empresa do Rio Grande do Norte do ramo agrícola que pretende se instalar no município para gerar emprego e renda, continua buscando investimento para o município. No gabinete do deputado federal Júnior Mano, o gestor agradeceu o apoio do parlamentar. "O nosso trabalho não para! Estamos aqui em Brasília desde de ontem, participando de reuniões, e buscando emendas para garantir mais desenvolvimento para nossa Cidade," enfatiza Sávio Gurgel.
Fonte: Jornal Vale em Destaqui
Público com comorbidades e deficiência permanente precisam estar cadastrados na plataforma Saúde Digital para vacinação da Fase 3 contra Covid.
O município de Russas deu início, na última segunda-feira (10), a vacinação da Fase 3 da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19. Essa etapa compreende, além de outros públicos, pessoas com comorbidades e deficiência permanente e pare estes, é necessário que estejam cadastrados na plataforma Saúde Digital.
O Saúde Digital é uma plataforma da Secretaria da Saúde do estado do Ceará (SESA), criada para organizar e otimizar o plano de vacinação do Estado.
O cadastro na plataforma é feito de forma on-line através do link: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/. Lá, a pessoa preenche todos os dados pertinentes como:
• Dados pessoais: nome completo; data de nascimento; sexo; área de trabalho; condições maternas; documentação (CPF), localidade, endereço, nome da mãe, data de nascimento.
• Endereço: cep; rua; número; complemento; município.
• Informações complementares: entre as questões estão se o indivíduo tem deficiência permanente (sim/não); se pertence a algum grupo prioritário (não se aplica/pessoas em situação de rua/pessoas com comorbidade); teve covid recentemente (sim/não); paciente oncológico, transplantado e demais pacientes imunossuprimidos (sim/não) e povos e comunidades tradicionais.
Vale ressaltar que no ato da vacinação, a pessoa cadastrada também precisa apresentar o atestado médico (pessoa com comorbidade) ou atestado Pessoa Com Deficiência (PCD) assinado pelo médico ou profissional responsável pela Equipe de Saúde da Família (SEF). Os documentados estão disponíveis na plataforma Saúde Digital.
Fonte: ASCOM PREFEITURA DE RUSSAS
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Segunda onda da pandemia teve aumento de 161% dos casos de Covid-19 em Fortaleza
A primeira onda da doença contou com 59.103 casos confirmados na capital cearense; já a segunda somou 154.617 ocorrências.
A disseminação da Covid-19 em Fortaleza contribuiu para um aumento de 161,6% dos casos confirmados da doença entre a primeira e a segunda onda na cidade, de 1º de março a 30 de setembro de 2020 e 1º de outubro a 8 de maio de 2021, respectivamente. Os exames realizados no período também sofreram crescimento de 102,2%.
No Ceará, também houve um acréscimo nesses índices, porém em proporções menores. O número de casos confirmados da doença cresceu 64,72% no Estado e os testes de detecção tiveram aumento de 49,12%. As informações são do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa).
Atualmente, as transmissões do vírus encontram-se em queda no Ceará, possibilitando a flexibilização do lockdown desde o dia 12 de abril. Apesar do cenário estar apresentando melhoras, ainda há preocupações com as taxas de positividade da Sars-Cov-2. Por isso, o último decreto estadual - divulgado na sexta-feira (7) - não avançou na retomada das atividades desta semana.
VACINÔMETRO NO CEARÁ | COVID-19
De acordo com a médica infectologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Façanha, a multiplicação de casos confirmados da doença entre as duas ondas se dá por diversas causas, principalmente por conta do relaxamento nos cuidados de prevenção.
“Houve o período de festas no final do ano, as eleições, o carnaval e as férias, que são momentos nos quais as pessoas costumam se encontrar mais. Assim, a população passou a se sentir um pouco mais confortável de sair, de encontrar amigos, de confraternizar, o que proporcionou esse avanço”, explica a infectologista.
Outro ponto para o agravamento da crise sanitária foi o surgimento de novas variantes, como a P.1. A professora da UFC comenta que o aumento na diversidade de cepas do coronavírus em circulação no País “estava preocupando muito, porque a transmissão ocorria mais facilmente, contribuindo com o número grande de pessoas adoecendo na mesma casa, na mesma família, entre os amigos e conhecidos mais próximos”.
ACOMETIMENTO DE JOVENS
Além disso, o perfil de pessoas acometidas com a Covid-19 mudou entre as ondas. “Dessa vez, a gente teve um comprometimento muito grande dos jovens, seja porque eles estavam se sentindo mais seguros - se expondo mais - ou seja porque, desde o início, a preocupação foi voltada para os idosos, que corriam um risco maior de adoecer e vir a óbito”, pontua a médica Mônica Façanha.
O processo de vacinação - que priorizou os idosos - também contribuiu para que as pessoas de idade tenra ficassem mais seguras em relação à infecção em 2021.
"Na primeira onda, ninguém sabia direito quais eram os maiores riscos, as maiores causalidades de transmissão. Então, essa parte do pavor era muito maior naqueles primeiros meses da pandemia", explica Mônica.
DIMINUIÇÃO DAS MORTES
Apesar da elevação do número de casos na segunda onda, houve uma diminuição de 5,28% no índice de óbitos pela doença na capital cearense neste período. No primeiro momento, Fortaleza contabilizou 4.009 mortes e, posteriormente, 3.797.
Segundo a médica, possivelmente, isso ocorreu porquê as pessoas estão tendo um acompanhamento melhor do vírus atualmente, com mais conhecimento. “À medida que a doença foi se tornando mais conhecida, o atendimento e o cuidado com as pessoas passaram a ser mais efetivos”.
A especialista aponta as novas tecnologias disponíveis para atender pacientes como um fato positivo. Atrelado a isso, "a identificação dos sinais de gravidade do vírus ficou mais familiar para todos, não só pelos profissionais, mas também pela população, que passou a reconhecer o momento de não ficar mais em casa e procurar o atendimento”, continua.
OS CUIDADOS DEVEM PERMANECER
A infectologista ressalta também que as medidas de prevenção da Covid-19 devem permanecer, buscando a conscientização individual de cada pessoa. “Não podemos esquecer que as pessoas - mesmo vacinadas - precisam continuar usando máscaras, evitando aglomerações e mantendo a higienização das mãos e superfícies”.
Conforme relata a professora do curso de Medicina da UFC, o momento da pandemia tende a melhorar à medida que as pessoas forem tendo acesso à vacinação em massa. “Enquanto a gente não tiver uma proporção bem grande de pessoas vacinadas, a gente não pode pensar que já tá livre da doença”, destaca.