Evento será um dos maiores do Nordeste.
O Carnaval de Aracati, declarado Manifestação da Cultura Nacional pela Lei Federal nº 14.279/2021, tornou-se um dos principais assuntos do estado do Ceará nos últimos dias, quando a prefeitura anunciou oficialmente as atrações que irão animar o evento a partir do dia 15 de fevereiro.
O município comemora a data há mais de um século e essa tradição rende à cidade destaque nacional, cuja realização de uma festa de grande porte pelo poder público é aprovada pela ampla maioria dos munícipes.
Após dois anos sem carnaval por conta da pandemia causada pela Covid-19, o prefeito Bismarck Maia divulgou a lista de atrações nacionais, regionais e locais. O que repercutiu positivamente para o município que nos últimos anos obteve forte desempenho na economia, de acordo com os dados prévios do IBGE, com base nos dados do Censo Demográfico 2022.
O que leva a população de Aracati a aprovar o evento e, ao mesmo tempo, faz com que a cidade se destaque na economia nesses últimos anos, é justamente a realização de um evento do porte do carnaval.
Apesar disso, há sempre alguns pontos que geram polêmica quando o assunto é carnaval em Aracati. Neste ano uma das atrações confirmadas pela gestão foi Pabllo Vittar, artista de 29 anos nascida no Maranhão.
Phabullo Rodrigues da Silva, nome completo, é drag queen e ativista em prol dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+. Uma das artistas mais famosas do Brasil e, de acordo com a Forbes, a drag queen mais popular do mundo.
O anúncio de sua passagem pela terra de Dragão do Mar foi recebido com muita alegria pela grande maioria dos foliões, cidadãos, imprensa e entusiastas do carnaval. Entretanto, a presença impactante de Pabllo, por tudo que sua personalidade representa, desperta uma onda de preconceito que se espalha pelas redes sociais.
É possível verificar diversos comentários homofóbicos feitos por usuários nas páginas de notícias locais, quando do anúncio da artista. Inclusive houve quem fizesse montagem de notícia falsa envolvendo a cantora e o município. O que não reproduziremos aqui.
Para Aracati, ter uma atração desse porte e com essa representatividade é um fato que revela o potencial cultural da cidade, dá voz e direito de acesso à cultura a um público que é muito presente neste evento e desenvolve economicamente ainda mais o município, pois nomes nacionais atraem foliões de diversas partes.
Como qualquer artista, Pabllo agrada milhões e incomoda bastante. Entretanto, gosto musical a parte, o que não se pode tolerar é a intolerância, a falta de respeito e de empatia pelo ser humano. Mesmo por que, ninguém é obrigado a seguir, curtir ou aprovar a atração musical, seja no dia a dia ou através do trio na avenida do carnaval.
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a homofobia é um crime imprescritível e inafiançável. Na decisão, o STF entendeu que se aplicava aos casos de homofobia e transfobia a lei do Racismo (Lei n 7.716/1989). Por isso, se você presenciar ou souber de alguém que cometa esse crime, denuncie.
Fonte: SINAL NEWS